O Patriotismo Brasileiro e o Rádio na Década de 1930

*Este post foi extraído e está baseado no livro Da ditadura à ditadura(uma história do futebol brasileiro(1930-1978), escrito por Euclides de Freitas Couto, pela editora UFF(Universidade Federal Fluminense).

O rádio tem a sua relevância como um invento tecnológico nos anos 30, ao oferecer ao público ouvinte, as possibilidades técnicas de apreciar o jogo mesmo estando a milhares de quilômetros do local da partida, -por conta das ondas curtas-. O rádio conseguiu alcançar de forma simples e econômica, uma grande empatia dos amantes pelo futebol.

A formação da aura nacionalista que envolveu o brasileiro em torno do “escrete canarinho” surgiu no Mundial de 1938, na França, com créditos pelo empreendedorismo do Estado Novo, liderado pelo então presidente Getúlio Vargas, que incentivou e impulsionou a irradiação esportiva, chancelando os espetáculos de futebol como verdadeiros momentos de diversão para a classe operária, além de prestar apoio geral, logístico e moral à Seleção nacional.

 A grande mobilização popular vista nas ruas brasileiras ao longo e após as partidas da Copa de 1938, permite uma “palhinha” no Ethos do torcedor “canarinho”, que nada mais é do que a sua identidade social e comportamental de um povo, que se conformava naquelas manifestações, a sua referência de amor à pátria.

O torcedor quando se autoidentificava, transformava os momentos de sociabilidade futebolística que varavam as madrugadas e se estendiam, nos dias seguintes aos jogos, por meio das discussões nas praças, nos bares, nos meios de transporte ou onde houvesse dois torcedores que por acaso se encontrassem.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s