Áudio: Lamartine Babo e o jingle Esportivo nos anos 1930

Lamartine Babo, cantor popular no Brasil dos anos 1930, não foi narrador esportivo. Entretanto, contribuiu e muito para o engradecimento dos times do Rio de Janeiro, ao compor em 1949, com o patrocínio do programa de rádio Trem da Alegria, em 1 dia, os hinos dos clubes do Rio de Janeiro, que não são os oficiais. O mais bonito, é do América Football Club, seu clube de coração.

Porei um jingle esportivo da autoria de “Lalá”, com as vozes do Almirante, Mário Reis, Lamartine Babo e o cacarejo de Carmen Miranda, que remete as 5 estações de rádio existentes no Rio de Janeiro nos anos 1930, que foram: Educadora(PRAC), Rádio Educadora, Rádio Philips (PRAX), Rádio Mayrink Veiga (PRAK), Rádio Sociedade ( PRAA), Rádio Clube do Brasil (PRAB).

Estes eram os antigos prefixos, originários dos primitivos anos 20. Em meados da década de 30 seriam alterados para outros PRs, ficando assim até o fim dos anos 60, quando todas as emissoras brasileiras passariam a ter prefixos iniciados com ZY…; a Rádio Philips, por exemplo, foi PRAX, depois virou Nacional PRE8 e desde os fim dos 60 é ZYJ460. Vale ressaltar que nos anos 30, 40 e 50 o prefixo oficial das emissoras era conhecidíssimo pelo público e tão citado ( ou até mais) do que o nome “fantasia” da Rádio.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s