Ary Barroso: O Locutor Esportiva e a Sua Gaitinha

A música e o futebol em muitas ocasiões “deram samba”. Na década de 1930, mais precisamente em 1936, houve um marco na radiofonia esportiva.

O locutor da Rádio Cruzeiro do Sul, Afonso Scola, teve de ser internado às pressas, gerando assim, uma grande comoção na emissora.

O nome de Ary Barroso foi “ventilado” na Cruzeiro do Sul e o próprio disse “sim” e o matrimônio entre futebol, rádio e Ary Barroso geraram frutos.

No início de sua vida em Ubá, Minas Gerais, Ary Barroso foi um simpatizante pelo Fluminense, embora a real paixão clubística fosse o Flamengo.

O certame de estreia do SPEAKER ocorreu entre Flamengo e Fluminense decisivo, onde o placar final foi um empate de 1 a 1. O título foi para o Clube das Laranjeiras. Nesta peleja, na expecativa de uma escorregadela do jovem locutor por não conseguir acompanhar as jogadas em tempo real, o amigo Paulo Roberto esteve ao seu lado, prontamente, para um possível auxílio(caso fosse necessário).

Ary, teve um baita sucesso logo na estreia. Descreveu o jogo com uma forma inovadora, pondo novas formas de como observava as jogadas no campo, colocando assim, o seu brilhantismo na radiofonia esportiva, um espetáculo à parte.

Ao longo do tempo dentro do broadcasting, Ary NUNCA escondeu que era flamenguista “rôxo”, embora a sua parcialidade, atraísse um maior número de torcedores para o Flamengo. Em suma: Barroso, autor de “Aquarela do Brasil”, entendia do riscado, por entender o lado técnico do jogador, da sua capacidade no “tapete verde”, levando assim, um olhar de 360º, num encontro entre o homem com o seu objeto(a “pelota”, o gol), como um simples jogo de futebol tem a sua significação. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s