Os Malabarares “Radioanônimos” na Era Romântica dos Anos 1930

Este post a ser destacado não citará nomes dos que fizeram com que a radiofonia esportiva estivesse avançada, a tal ponto para que a televisão nos dias de hoje, leia-se Rede Globo, ser a EXCLUSIVA para que os técnicos e as “açeçorias” dos jogadores só quererem que os seus assessorados dêem as principais novidades e notícias à “rede vênus platinada”.

radio gif

Na Era romântica do rádio, compreendida dos anos 1930 até 1950, os locutores esportivos faziam verdadeiras “ginásticas” para pôr as emissoras ao vivo, pois enfrentavam muitos percalços por conta da limitação de recursos técnicos, levando assim, as transmissões esportivas a um não “padrão” de excelência aos ouvintes. A tecnologia era escassa e a comunicação telefônica tinha que ser feita com uma semana de antecedência.

A qualidade pelo aparelho descoberto por Graham Bell não ajudada. Embora colaborasse pouco, os técnicos tentavam igualar o som das linhas telefônicas para melhorar a qualidade na voz. Mesmo assim, uma transmissão pelo telefônica não saía o suficiente audível.

O esforço dos radialistas esportivos e os seus operários para porem uma transmissão esportiva no ar era tamanho que, subiam até em postes de rua para completarem uma ligação clandestina e em galinheiros(pois muitos clubes vetaram, à época, que uma narração esportiva fosse realizada).

O atraso tecnológico acarretou no início do rádio esportivo, inúmeros obstáculos técnicos. Os microfones, eram pesados e funcionavam à carvão. Os speakers davam-lhes socos objetivando um som um pouco melhor.

As resiliência e persistência em realizar narrações esportivas diretas acabaram provocando uma busca num melhor aperfeiçoando nos aparelhos e o gênero JORNALISMO RADIOFÔNICO BRASILEIRO ESPORTIVO assim despontou.

radio_22_

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s