O Eterno Peladinho- Balança, Mas Não Cai(“Mengão, tu é o “maió”)

Olá, amigos…

Hoje, enredarei um breve histórico do programa humorístico “Balança, mas Não Cai”, da Rádio Nacional, sucesso nos anos 1950.

Ao navegar pelo site Baú do Maga, achei um farto acervo sobre o histórico de um personagem, que tinha neste programa humorístico, chamado João Lopes Dias, mais conhecido por Germano.

ok-peladinho-capa-1-658x1024

Germano, brilhantemente, junto com Max Nunes, o criador do “Balança, Mas Não Cai”, tiveram uma “sacada” ao criar o bordão :”Mengão, tu é o Maió”, que caiu nas graças da galera nas arquibancadas, logo após a sua estreia, em meados de 1951.

Peladinho, o personagem, um dos moradores do edifício,  era um ferrenho crítico do jogador do Flamengo, muito comentado à época, chamado Esquerdinha.

ok-1951-peladinho-uh-1024x592

A Rádio Nacional do RJ, caro leitor-ouvinte, vale ressaltar, tinha um status quo  gigantesco que, sem exageros, virou manchete nos principais jornais como Diário da Noite, e, consequentemente, nos diários esportivos, que eu postarei os recortes abaixo para a ilustração devidamente retirados do “Baú do Magá”.

Ao pesquisar neste site, a pessoa que dava a voz e o colorido ao personagem, admitiu que era América antes de “encarnar” o personagem. No entanto, de tão tomado que ficou, acabou “virando à casaca” e tornou-se Flamenguista.

ok-1954-germano-dn-774x1024

 

Um outro ponto que sugiro um pouco mais de atenção é para o recorte dos artistas do rádio(Rui Rei, Daisy Lúcidi, Emilinha Borba, Celso Guimarães e outros). que disseram na imprensa, para quais times de futebol vibravam. 

 

Isabela Guedes

radioesportivocarioca@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s